segunda-feira, janeiro 29, 2007

Mais plantas medicinais

Fumária (Fumaria capreolata e Fumaria officinalis) - também conhecida como erva-moleirinha, espécie muito comum. O chá das folhas tem efeito depurativo, usada em afecções cutâneas como o sarampo ou o eczema, e como regulador das secreções biliares. Ver abaixo.




Parietária (Parietaria officinalis e Parietaria Judaica) - erva selvagem comum, crescendo em muros, baldios e jardins . Também conhecida por alfavaca-de-cobra em alguns locais de Portugal (embora uma mesma planta brasileira tenha a mesma designação). O chá (folhas e caules) tem efeito diurérico, efeito positivo nas doenças biliares e dos rins, e também usado contra o catarro. Ver abaixo.




Hipericão rastejante ou rasteiro - Hypericum humifusum
Planta existente em Portugal, mas de momento não sei os seus efeitos medicinais. Ver abaixo.




Leituga ou Serralha (Sonchus oleraceus) , planta algo idêntica ao dente-de-leão (Taraxacum officinale), tem um parente muito próximo, o Sonchus asper, e é muito vulgar como erva daninha e selvagem. É uma planta comestível (tal como o dente-de-leão) embora com sabor bem mais amargo. A cozedura tipo espinafre elimina este sabor. É rica em vitaminas, é usada no tratamento do vitiligo, e regula o fluxo menstrual. O chá das folhas reduz a febre. O cataplasma das folhas reduz inflamação na pele. A seiva é usada no tratamento de verrugas. O chá dos caules é um laxativo forte, portanto usar com cuidado. Ver abaixo.




Uva do diabo - Os frutos são comestíveis, crus ou usados em tartes. Os frutos são também laxativos e tónicos. A folha é comestível, mas é tóxica em grandes quantidades. Ver abaixo.
Grossularia reclinata ou Ribes reclinata ou Ribes uva-crispa



Base de dados, plantas comestíveis: Plants for a future
Curas naturais, visitar o blogue http://naturalhealingnaturalcures.blogspot.com


quarta-feira, janeiro 24, 2007

Plantas silvestres medicinais ou comestíveis

Hera Terrestre (Glechoma hederacea ou Nepeta hederacea) - muitas vezes considerada erva daninha, de flores labiadas violeta, é terapéutica para os problemas dos rins e sistema urinário pois é diurética e purificante (liberta o chumbo do organismo), para a maioria das mucosas como ouvidos, nariz, garganta e sistema digestivo, dores de dentes e ouvidos, inflamações dos olhos, é anti-inflamatória para gripes e resfriados (rica em vitamina C), para a flautência e para doenças de fígado ou baço. O chá é excelente para limpar as vias respiratórias e o sistema digestivo. As folhas novas podem ser comidas crus em saladas para dar um aroma, em infusão ou cozidas como espinafres. A seiva acelera o tratamento de feridas quando aplicada externamente. Não confundir com a Malva neglecta. Não usar em dose elevada (pode ser irritante para o estômago) e usar com precaução. Vulgar. Ver abaixo.

Ciledónia (Chelidonium majus) - a planta é tóxica e o líquido da planta é corrosivo, irritante e pode causar paralisia. Não ingerir. Só é usada externamente para casos de verrugas e outras anormalidades de pele, e com aconselhamento adequado. Muito vulgar no nosso país. Ver abaixo.



Beldroegas (Portulaca oleracea) - é anual, cresce muito com erva daninha no interior de Portugal no Verão, rasteira, de folhas tenras e carnudas e caules avermelhadas. São muito comestíveis, (as folhas e caules, crus ou cozidos) de sabor acidificado e rica em ácido salicílico. É muito usada em sopas e saladas em receitas tradicionais. É cicatrizante e indicada para diferentes coisas como fígado, rins, olhos e colesterol. Rica em ómega-3. Já comi desta! Ver abaixo.




Borragem (Borago officinalis) - é anti-inflamatória e diurética e rica em sais minerais como o potássio e cálcio, usada para as afecções das vias respiratórias e urinárias e muitas outras coisas como tensão pré-menstrual ou evitar a melancolia. Pode ser usada em chá (bem filtrado) ou as folhas frescas comidas na salada (cortadas finamente) ou em sopas, mas deve evitar-se o consumo pois a planta contém alcalóides tóxicos para o fígado que estão no entanto presentes em quantidades bastante pequenas. Não usar frequentemente. As flores têm cinco pétalas. É bastante comum nos baldios e campos. Ver abaixo.



Pimpinela (Sanguisorba minor) - Vulgar também em alguns locais de Portugal, é comestível (caules e folhas, em sopas ou saladas) mas não é de grande valor nutritivo. A planta é eficaz a parar sangramento em feridas. A infusão trata irritações da pele como eczemas e queimaduras solares. Já comi desta! Ver abaixo.



Agrião



Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião (Masturtium offifcinale) é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. É considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.

Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tiróide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e é bom para os diabéticos.

O sumo de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra as enfermidades do peito, catarro e reumatismo. Dá um remédio eficiente para a bronquite e a tosse quando misturado com mel.

Devido às suas propriedades tónicas e estimulantes, o agrião abre o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.

Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insectos. Nessas condições pode ser conservado no frigorífico por 3 a 4 dias.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Novas culturas III

Aqui ficam as fotografias

Legumes-raíz: rabanetes, cenouras*, nabos, cebolas e alhos
Legumes-folha: couves roxas, endívias*, couves-de-bruxelas* e alfaces
Leguminosas: ervilhas, lentilhas e grão-de-bico
Cereais: trigo, centeio e trigo sarraceno
E também tomates*, pimentos* e bróculos

* estas ainda não germinaram

Bolbos-flores: várias túlipas, narcisos, vários jacintos, muscaris, frésias, íxias, anémonas, crocus, açucenas, íris, um jarro e uma fritilária

Vejamos o quanto crescem!


Trigo, centeio e trigo-sarraceno atirados a um vaso

As ervilhas são de rápido crescimento e de sementeira mais precoce

Semear alguns rabanetes num pequeno vaso de 15cm

Floreira com anémonas, muscaris, crocus e túlipas para colorir a Primavera

Sementeiras são feitas em casa em tabuleiros de plásticos cobertos

Bróculos: comprei transplantes em Dezembro e coloquei-os três por cada vaso de 30cm

Nabos: semeei há uma semana e as primeiras folhinhas já brotaram, em breve serão transplantados

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Fertilizantes alternativos

Urina diluída: Fertilizar o solo com a nossa urina (sim é verdade - pois é estéril logo após a sua saída e de uso seguro, excepto em pessoas com infecções urinárias). Esta é rica em azoto/nitrogénio assim como fósforo e potássio, muito úteis para as plantas e ajudando assim a diminuir também à contaminação por sobre-nutrientes dos nossos rios e mares provenientes dos nossos esgotos domésticos.
Diluir com água 1:15 no caso de ser no solo ou 1:30 no caso de ser para vasos. Esta deve ser aplicada junto ao solo para evitar odores e queimar as folhas. Aplicar apenas uma vez por semana e até dois meses antes da colheita.

Restos de leite: diluir 1:10-1:20 ou inclusivé com os restos da utilização de cada embalagem e em vez de deitar cano abaixo usar para as plantas uma vez por semana. Rico em cálcio, fósforo e azoto.

Cascas de ovo: juntar as cascas secas de alguns ovos, partir em pedacinhos e adicionar à terra, ou ferver as cascas de ovo e deixar imersas durante 8 horas e depois filtrar e aplicar uma vez por semana a cada vaso
são ricas em cálcio e potássio


Além destes, fazer compostagem caseira também fornece após alguns meses composto, um valioso e rico adubo natural. Em breve será descrito aqui também, como fazer compostagem, como usar adubo verde (plantas que fixam naturalmente nutrientes) e os resultados dos fertilizantes naturais mencionados em cima.